segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Um Vereza e um apedeuta...

Eu tenho um problema. Às vezes eu encasqueto com uma coisa, e meu lado chato não me deixa em paz enquanto não vence a batalha.

Querem um exemplo recente?

Trata-se de um vídeo que está no youtube, com uma entrevista do ator Carlos Vereza no Programa do Jô, em que ele faz um apaixonado discurso com veementes críticas ao Partido dos Trabalhadores, e rasga elogios quase orgasmáticos ao José Serra.

Até aí nada de mais. Está no seu direito. Jô também tem esse direito de fazer do seu programa um espaço anti-petista, com as suas meninas tucanizadas travestidas de comentaristas políticas. Tudo normal até aí.

O que me deixou intrigado é uma informação que vem com o vídeo, de que esta entrevista teria sido "censurada" pela Globo e pelo PT devido ao forte tom de acusação do ator global, o que causa um enorme alvoroço nas hostes anti-petistas sempre à espera de algum fato que finalmente sirva como prova cabal que o Brasil vive um regime ditatorial.

Obedecendo meu lado chato, resolvi tirar a dúvida diretamente com o principal protagonista. Fui ao blog do ator, peguei seu e-mail e escrevi diretamente a ele. As mensagens seguem abaixo:

Primeiro e-mail:

15 de outubro de 2010 01:12
De: jd
Para: carlosvereza@hotmail.com

Prezado Carlos

Peço licença a você para lhe fazer uma pequena pergunta: é verdade que a sua entrevista no Jô Soares foi censurada?
Atenciosamente,
João David
Florianópolis - SC

Resposta do ator

15 de outubro de 2010 04:26
De: Carlos Vereza
Para: jd

Mas não pelo Jô! Coisas do PT! Um abraço. Carlos Vereza.


Minha nova mensagem ao ator

15 de outubro de 2010 14:11
De: jd
Para: Carlos Vereza

Caro Carlos Vereza
Muito obrigado pela atenção e pela rápida resposta.
Mas ainda não ficou claro para mim: o programa foi ao ar ou foi vetado pela Globo?
Desculpe pela insistência.
Agradeço mais uma vez sua atenção.
Forte abraço
João David




Enquanto escrevo este post, continuo aguardando a resposta do ator global. 

Provavelmente, a vida atribulada de uma personagem tão relevante da tv brasileira não permite que ela tenha tempo a perder com pessoas desconhecidas que ficam obedecendo ao seu lado chato, importunando atores em busca de esclarecimentos sem a menor importância.


Imagino ser esta a explicação para o caráter vago e impreciso de sua primeira resposta, e para o silêncio após a minha nova pergunta. 


Portanto estaria tudo bem comigo, não fosse esse meu lado chato - ele de novo? - ficar sussurrando em minha mente a idéia de que se o ator não quis me responder de forma clara, é porque talvez ele tenha interesse em que esta história continue com este enredo, o de um partido que censura as opiniões contrárias.

E o pior: este lado chato descobriu na internet a informação de que a dita entrevista foi ao ar no dia 06 de maio de 2006, o que aumentou a minha dúvida sobre se não teria sido bem mais simples se o ator respondesse que não, a entrevista não foi censurada.


Ou talvez eu não tenha entendido mesmo a sua primeira resposta porque sou um simples apedeuta.


Diante desta situação, só me resta esperar. Ainda prefiro acreditar que ele apenas não teve tempo para me responder.

6 comentários:

Shasça disse...

Cumpadi Jão,
Parece que Verezza perdeu o tino. Só pode ser isto. Custa-me acreditar que seja tão tendencioso.
Bye the way, dá uma olhada no meu blog (www.shasca.blogspot.com ). Postei este vídeo e os comentários são interessantes.
[ ]'s
Shasça

Anônimo disse...

Primeiro quero dizer que ri muito com esse seu post, pois você tocou na ferida com muito bom humor. Será que o Vereza já leu isso?
Um abraço do Pedro

jd disse...

Oi Pedro, acho que Vereza nunca lerá este post, pois alguém com um nível intelectual tão elevado certamente não iria acessar um blog de um apedeuta, vc não acha?
Valeu a visita e volte sempre!

jd disse...

Shasça, valeu pela visita e comentário. Passei lá no seu blog também. Abração!

Anônimo disse...

Como também sou uma pessoa apedeuta que escasqueta com as coisas, postei no Blog do Vereza o comentário abaixo, mas duvido que ele aceite em sua página. Por isso, faço aqui o mesmo questionamento...

"O fato de você não enxergar as mentiras do Serra deriva do fato de você odiar o PT e, por consequência, emitir julgamento preconceituoso contra sua adversária? (Coisa feia, para quem se diz espírita, né???) O que vi no SBT sobre a bolinha de papel é totalmente diferente do que a Globo mostrou. Aliás, o Brasil todo está vendo a farsa. Em seu vídeo de 2005, aquele do Programa do Jô que corre pela internet, você fala que a esquerda não tem projeto de governo, e onde está o projeto do Serra, que irresponsavelmente promete aumentar o mínimo mais que o anunciado pelo governo, reajustar as aposentadorias em 10% e ainda instituir o 13º para o Bolsa Família que você, aí do lado do Índio, afirma que é um programa anticidadania. Quem está mentindo? Quem está sendo contraditório?"

Unknown disse...

estou em 2014, Dilma se re-elegeu!! não sei se vc que le isso esta rindo ou chorando, mas que 2010 foi um grande ano, ahhhh isso foi!! apoveitem aí

quanto a censura, o programa foi ao ar, mas esse trecho e outros específicos mais incisivos foram cortados, o que não é novidade que a Globo faz isso há muito tempo. Ela é a maior fazedora de média de quem esta no poder.

abs