quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Greve da Caixa Econômica revela o lado burro e covarde dos grevistas

A justa greve dos funcionários da Caixa Econômica Federal, aqui em Florianópolis, revela um lado, digamos, burro, do comando de greve dos economiários. A decisão de não permitir que os clientes façam depósitos nos caixas eletrônicos tem o efeito imediato de jogar a população contra os bancários, ao invés de solidarizar-se com o movimento.

Na Caixa Econômica, a compensação de cheques e os débitos automáticos estão funcionando normalmente, mas quem tem cheques para depositar na conta não consegue fazê-lo por causa do impedimento grevista, já que as lotéricas aceitam apenas depósitos em dinheiro.

Eu, que sou cliente da Caixa, tenho visto nas agências pelas quais passo para tentar fazer depósitos, uma reclamação geral dos usuários, todos indignados torcendo para que os funcionários não ganhem o aumento desejado.

Fico pensando por que o comando de greve, ao invés de atingir em cheio o usuário comum, não enfrenta o mal na raíz, ou seja, os lucros exorbitantes dos seus empregadores.

E se ao invés de afetar diretamente o indefeso usuário do sistema bancário, os grevistas tivessem a coragem de por exemplo, durante o período de greve, não debitar os juros e taxas que são cobrados dos clientes pelo banco? Tipo um "apagão" no sistema, deletando qualquer cobrança dos usuários.

Imaginem quanto que os bancos perderiam caso isto ocorresse.

Imaginem o impacto nas contas dos gananciosos banqueiros.

Imaginem o apoio que os bancários teriam por parte da população.

Mas sabem por que não fazem isso? Porque os comandantes da greve, além de burros, são covardes.

Porque é mais fácil atingir a população do que mexer com os seus poderosos patrões.

É mais fácil impedir o velhinho aposentado de receber o seu pagamento na agência do que enfrentar o sistema que lhes mantém.

É mais cômodo colar cartazes de "greve" na entrada da agência do que encarar os riscos de mexer nos lucros do bancos.

Preferem uma "luta" sentados no banquinho em frente à agência, tomando chimarrão, a uma luta de verdade, que coloque em risco a sua segurança.

Além de burros, são covardes, são covardes e são covardes.

E que venham, no futuro, greves mais inteligentes e corajosas.

3 comentários:

Lilian disse...

DESCULPE JD, MAS CONCORdO APENAS EM PARTE... Vc acha,realmente, que eles conseguiriam manter o apagão dos juros/lucros do banco????? Td bem, num primeiro momento causariam um certo impacto, mas a corda arrebentaria no lado mais fraco, como no público e dos funcionários...

jd disse...

Oi Lilian, acho que não conseguiriam não, mas não custa a gente imaginar né? E continuo achando que eles não teriam nem coragem para tentar...
Ah, e obrigado pela visitinha, apareça sempre!

Anônimo disse...

Oi João compartilho com você a indignação. Estou até pensando em mudar de banco. E outra, não são todos que vão até ao banco tomar chimarrão. Tem uns que nem aparecem como se estivessem de férias. Parabéns pelo blog,abraços
Elisane