quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Bob Dylan e Bossa Nova

Transcrevo abaixo um trecho do livro autobiográfico de Bob Dylan, Crônicas Volume Um, página 79, em que ele menciona o início do movimento bossa nova.

Irwin Silber, editor da revista de folk Sing Out! também estava lá. Em poucos anos, ele me repreenderia em público na revista por eu ter voltado as costas para a comunidade do folk. Foi um texto irado. Eu gostava de Irwin, mas não podia me relacionar com aquilo.

Miles Davis seria acusado de algo semelhante ao fazer o álbum Bitches Brew, obra musical que não seguia as regras do jazz moderno, o qual estivera à beira de irromper no mercado popular, até o disco de Miles aparecer e liquidar com as chances. Miles foi repudiado pela comunidade do jazz. Não posso imaginar Miles ficando muito contrariado.

Artistas latinos também estavam quebrando as regras. Artistas como João Gilberto, Roberto Menescal e Carlos Lyra estavam libertando-se do samba infestado de percussão e criando uma nova forma de música brasileira com modulações melódicas. Eles a chamavam de bossa nova.



Em julho de 2006, em seu programa semanal na rádio via satélite XM Radio, Dylan fez referência à bossa nova e tocou a música So Nice, cantada por Astrud Gilberto e Walter Wanderley. Para ouvir a gravação, com a introdução do DJ Bob Dylan, basta clicar no player abaixo.


So Nice (Bob Dylan intro) - Astrud Gilberto and Walter Wanderley

Nenhum comentário: