segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Cerveja Falada

Release que recebi do meu amigo Demétrio, sobre o curta Cerveja Falada, que documenta a história de Rupprecht Loeffler e sua cervejaria Canoinhense.



Cerveja Falada no 17º Vitória Cine Vídeo

O curta metragem Cerveja Falada será exibido no dia seis (06) de Dezembro, segunda-feira, no Cinema montado na Arena Vitória a partir das 19h30min. O filme é uma das vinte sete produções finalizadas em 35mm selecionadas no 17º Vitória Cine Vídeo – 14ª Mostra Competitiva Nacional, que será realizado de 05 a 10 de dezembro de 2010, em Vitória, no Espírito Santo. O festival tem o objetivo de apresentar uma programação gratuita com as mais recentes realizações de cinema e vídeo do Brasil.

O documentário, o curta-metragem Cerveja Falada, sobre Rupprecht Loeffler e sua cervejaria Canoinhense, foi premiado no edital Prêmio Cinemateca Catarinense/Fundação Catarinense de Cultura de 2008 e rodado durante os meses de junho e julho de 2009, na cidade de Canoinhas, interior de Santa Catarina. Montado em Florianópolis no segundo semestre do mesmo ano, a obra foi finalizada 35mm no mês de março de 2010, em São Paulo. A produção é assinada pela Exato Segundo Produções Artísticas, com direção de Demétrio Panarotto, Luiz Henrique Cudo e Guto Lima.

O filme teve sua estréia na cidade de Canoinhas no mês de agosto em duas sessões lotadas, com a presença do Sr. Rupprecht Loeffler e família. Em outubro ocorreu seu pré-lançamento em Florianópolis exibido em três sessões e um público de mais de trezentos espectadores. O filme também foi selecionado no Faial Filmes Fest 2010 – Festival de Curtas das Ilhas (Azores Short Film Festival) e exibido no projeto CURTA CINEMATECA ESPECIAL, da Cinemateca Brasileira. Agora participará do 17º Vitória Cine Vídeo.


A cervejaria Canoinhense, fundada em 1908 e passada de pai para filho, é a única no Brasil que conseguiu manter as suas características originais e atividades até os dias de hoje. Mantêm a forma de produção cervejeira de um passado distante nos moldes das cervejarias alemãs do século XIX, como se tivesse parado no tempo. Uma prova ainda viva de técnicas que foram se tornando obsoletas diante das facilidades da vida moderna, métodos e tipos de vida que parecem não ter mais espaço no dia-a-dia conturbado das grandes cidades.

Seu Loeffler, hoje com noventa e três anos, acompanhado de dona Gerda, com quem está casado a mais de sessenta, orgulha-se muito desta trajetória e nos conta no filme muitas situações vividas ao longo dos anos. Propicia assim ao espectador um passeio por fatos importantes que marcaram a história do século passado. Remonta a memória de seu pai e do século XIX, ingressa com lucidez e vivacidade no século XXI, contando-as com um olhar de quem passou a vida envolvido com uma de suas grandes paixões: a cerveja.

O documentário, com 15 minutos de duração, é apenas um aperitivo desta história, e ao mesmo tempo um convite para que as pessoas conheçam um pouco mais do legado da cervejaria Canoinhense, de seu Loeffler e de sua vida devotada a paixão pelo trabalho e a manutenção de uma tradição familiar.

Mais informações: www.vitoriacinevideo.com.br

Nenhum comentário: